O que é ser freguês?

Freguês. [Do lat. vulg. hispânico fili eclesiae, “filho da igreja” ] S. m1. Habitante de uma freguesia; paroquiano. 2. Aquele que compra ou vende habitualmente a determinada pessoa. 3P. ext. Comprador, cliente. 4Bras. Pop.Pessoa qualquer; indivíduo.  Fonte: Novo Dicionário Aurélio.

Queremos aumentar a freguesia dos livros, dos que doam e dos que recebem. Queremos aumentar o número de caixas de livros que disponibilizamos em locais improváveis (ou mesmo nos mais prováveis) por acreditar que mais e mais pessoas vão descobrir novas maneiras de pensar, refletir, questionar, comentar, sobre assuntos corriqueiros, banais ou mesmo assuntos nunca antes pensados ou imaginados.

Quando conversamos com alguém ou somos atendidos nos mais variados lugares e nos irritamos porque a pessoa não compreende o que dizemos ou mesmo porque o nosso interlocutor não sabe se expressar, culpamos o ensino, a televisão, os jogos eletrônicos, as horas no computador. Com certeza estes são fatores que influenciam na aquisição da  linguagem. Dependendo do uso, será uma linguagem mais aprimorada, ou não. Porém, será que não é tempo de refletir sobre o que cada um de nós pode fazer?    Ouvi uma pessoa contar que separava todo o lixo da sua casa até ver, em uma reportagem na televisão,  que alguns carrinheiros  jogavam parte do conteúdo dos seus carrinhos no rio Belém. Sendo assim, acreditando que o lixo não seria corretamente separado, muito menos reciclado, a pessoa resolveu abandonar o  trabalho de separar seu lixo doméstico !!…

Se uma pessoa tem condições de avaliar uma situação, por que não tentar dar um rumo positivo ao problema “aparentemente insolúvel” que surgiu? Mesmo que seja em pequena escala?

Incentivar as pessoas a ler pode ser um começoPensar nas suas atitudes também!