O que é a Freguesia do Livro

1. O que é?

A Freguesia do Livro é uma organização sediada em Curitiba/PR que desde 2012 promove leitura, levando livros de encontro aos leitores. A iniciativa propõe uma corrente literária que coloca em movimento livros que estavam parados nas casas de pessoas, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Recebemos doações de livros que organizamos e encaminhamos, criando locais que chamamos Pontos de Leitura – caixas de livros livres para clientes, alunos, funcionários de cada local, em Curitiba e cidades vizinhas. Os interessados preenchem um cadastro e recebem um acervo com livros escolhidos especialmente para o perfil do público que o frequenta. Também colaboramos na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.

Nossa causa é simples. Acreditamos que ler se ensina, gostar de ler se incentiva.

Incentivamos a leitura prazerosa, autônoma e transformadora que desenvolve a capacidade crítica e construção de conhecimento. Investimos no incentivo à leitura para crianças e para populações adultas e formadoras, como professores, cuidadores e instituições, através de oficinas de mediação e do despertar para o gosto pela leitura. Associado à facilitação do acesso, é fundamental investir firmemente na formação do leitor, pois dados recentes mostram que o Brasil investe muito na publicação de livros e praticamente nada no interesse por eles.

2. Como atua?
Recebemos doações de livros em bom estado que são selecionados, classificados e encaminhados para Pontos de Leitura e bibliotecas comunitárias. Para criar um ponto de leitura ou receber livros da Freguesia para  pequenas bibliotecas já existentes que queiram aumentar e/ou renovar seus acervos, cadastre-se aqui.
3. Quem pode participar? Como?

A Freguesia do Livro é um movimento voluntário, participa quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade.Pode participar quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade.

Você pode ajudar doando livros, recebendo um Ponto de Leitura em seu estabelecimento comercial ou comunidade, arrecadando livros para que possamos disponibilizá-los em nossos pontos de leitura ou apoiando financeiramente essa corrente literária. Escolha o jeito de participar com o qual você mais se identifica.

4. Quais locais e iniciativas literárias podem receber livros da Freguesia do Livro?
Iniciativas independentes e informais e  bibliotecas de escolas. Ou seja, locais que possam receber os livros e disponibilizá-los ao público que os frequenta. Nossos pontos de leitura podem ser  colocados em lugares variados como creches, restaurantes, cabeleireiros, empresas, clínicas, farmácias, cafés, salões de beleza, terminais de ônibus, igrejas, etc. Bibliotecas livres trazem o conceito do empréstimo sem formalidades: o livro vai, se voltar, voltou. O importante é que depois de lido, ele continue circulando. O objetivo é levar o livro para perto do leitor, criando a oportunidade e despertando o interesse, sem burocracia.

5. Como iniciar um Ponto de Leitura?
Basta querer. Comece preenchendo o cadastro. Ter um Ponto de Leitura não dá trabalho, não há custo, apenas benefício. Levamos os livros e eles estão livres para serem lidos pelos leitores que por eles se interessarem. Sem tempo de devolução, sem cobrança, sem multa. Se os livros acabam, levamos mais. Mas a nossa intenção é que os pontos se tornem auto-sustentáveis: seus usuários levam os livros, os devolvem, trazem outros para colaborar.

6. Como você pode doar livros?
Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Entre em contato através do contato@freguesiadolivro.com.br ou nossa página no Facebook. Definiremos os Pontos de Coleta onde você pode entregar sua doação.

7. Que tipo de livros recebemos?

Critérios da Freguesia do Livro para doação/recepção de livros: enfatizamos  a preferência por livros que incentivem a leitura. Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Assim sendo, pedimos a quem nos doa, que observe os critérios abaixo.

Livros que aceitamos:

– livros de literatura em bom estado: romance, suspense, policial, biografia, etc.

– livros de poesias

– livros infantis

– livros infanto-juvenis

– livros de literatura em outros idiomas

– revistas de decoração, educação, jardinagem, culinária, viagem, automóveis, artesanato, ciência, história e filosofia

– revistas em quadrinhos

– livros de autoajuda

– livros técnicos atuais, que ainda possam ser úteis a estudantes

Livros que não aceitamos:

– livros em mal estado de conservação, muito antigos, rasurados, mofados.

– enciclopédias

– coleções

– revistas periódicas semanais

– apostilas

– livros didáticos

– religiosos

– livros técnicos antigos e/ou desatualizados

O critério é: livros em bom estado, que possam ser bem aproveitados por outras pessoas, com conteúdo que vale a pena.

8. Como você pode receber livros para sua biblioteca comunitária ou social? Ou para a biblioteca/ ponto de leitura que pretende iniciar?
Se você pretende iniciar um Ponto de Leitura ou precisa de livros para uma biblioteca já existente, preencha o cadastro em nosso site.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.