Livros – Por que não? Por que sim?

Frase batida, sabemos: uma biblioteca não é feita de livros, mas sim de leitores. Se isso é óbvio, então responda: o que produz um leitor?

No mar de crianças que atendidas na biblioteca que a Freguesia do Livro montou na Vila Zumbi em 2012, algumas com vidas tão cheias de problemas que ler ou não ler deveria ser detalhe, muitas ignoravam os livros solenemente. Outras tentavam se interessar e levavam livros para casa, mas aí o descaso atávico e familiar fazia com que os livros não fossem valorizados e, quando e se voltavam, apareciam com cara de quem passou por maus bocados. Mas teve dois ou três que, assim, do nada, amaram os livros. No meio daquela dura realidade, sentavam-se concentrados, escolhiam com critério e voltavam todos pimpões para a troca na semana seguinte. E nos brindavam com presentes como esse:

Captura de Tela 2013-04-22 às 08.13.12

Alguém arrisca um palpite? Modelo em casa? Pouco provável, a irmã não demonstrava o mesmo interesse. Acertamos nas primeiras indicações de leituras? Com certeza essa alternativa encheria nossa bola, mas ele já começou assim, leitorzinho voraz. É mais inteligente que os outros e por isso lê, ou porque lê é mais inteligente que os outros? Ou é só mais curioso? Ou os livros chatos obrigatórios da escola não sabotaram seus voos literários, como fazem com tantos?

E assim acontece no ambiente familiar em que pais leitores e que incentivam a leitura, muitas vezes se deparam com filhos que simplesmente não gostam de livros. Ou ao contrário, pais cujo interesse por livros não existe, mas acabam criando uma criança que se transforma em uma grande leitora. Ou no contexto escolar, que tem como premissa básica o contato com livros e o desenvolvimento do interesse pela leitura, terá  alunos que se tornarão grandes leitores e outros que jamais farão essa descoberta.

Então é isso, não sabemos o caminho, mas não desistimos de procurar. Lá no fim dele sempre pode ter alguém que está só esperando um livro para se descobrir leitor.

Captura de Tela 2013-04-22 às 08.13.29

Conheça mais: