Formação de Leitores

A Freguesia do Livro faz parte do grupo Colêtivo - formação de leitores que visa o incentivo à leitura nos mais diferentes contextos e formas. Após os anos de experiência aproximando o livro às pessoas, vemos que, paralelamente, existe a forte necessidade de formar o leitor, conduzí-lo ao encantamento pela leitura.

Pensando nisso, oferecemos a empresas, escolas públicas e privadas, universidades, instituições carentes e de assistência, além de eventos sociais, práticas que incentivam o gosto pelos livros.

 

Programas que compõem o Colêtivo:

LEITURA ALÉM DOS MUROS

O projeto promove um intercâmbio de culturas e incentivo à leitura entre duas escolas da cidade de Curitiba, sendo uma do ensino particular e outra do ensino público. A proposta é criar um contato entre essas duas realidades e a troca de experiências literárias entre alunos e professores, oportunizando uma reflexão sobre o impacto da leitura em ambos os ambientes escolares. A proposta também dissemina a ideia de voluntariado entre os alunos, incentivando-os a tornarem-se agentes de leitura.

Tem como público escolas particulares e públicas, criando um intercâmbio entre elas.

PROFESSOR-LEITOR

Professores, educadores e cuidadores possuem um papel importante na formação de alunos leitores. O projeto aborda as diferentes formas de disseminar, divulgar, trabalhar a leitura com alunos, visando desenvolver no professor a conscientização de seu poder formador e  seu gosto pessoal pela leitura.

Pode ser oferecido tanto para a rede pública quanto à rede privada.

FUNCIONÁRIO-LEITOR (LEITURA NA EMPRESA)

Um funcionário que lê pouco ou não entende o que lê, tem seu rendimento laboral restrito. Impacta a produtividade da empresa em que trabalha, além dos setores sociais, culturais, econômicos e políticos do Brasil como um todo. O projeto leva o incentivo à leitura para operários e funcionários administrativos, pois entendemos que a leitura traz um ganho pessoal e também econômico para a empresa ou indústria que os emprega. Faz parte da proposta a entrega de livros livres da Freguesia do Livro no refeitório ou local de descanso, acompanhados pelo incentivo de buscar o gosto pessoal pela leitura.

LER FAZ BEM

A leitura vista como transformadora e agregadora em situações diversificadas em que o contato com o livro pode trazer benefícios, aprendizagens e reflexão. O projeto visa também trazer a leitura como lazer e oportunidade de incentivo para eventos e saraus literários. Para instituições beneficentes, Centros de Assistência Psicossocial – CAPS, lares de repousos para idosos, presídios, na abordagem de ação social. Também atinge o público privado, por oferecer práticas de leitura em eventos sociais.

Cada programa se compõem dos seguintes recursos complementares:

1. PALESTRAS E DINÂMICAS DE INCENTIVO À LEITURA
2. LIVRO NA BERLINDA
3. BIBLIOTECA-REATIVAR!
4. MEDIAÇÃO DE LEITURA – RODA DE LEITURA
5. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
6. CLUBE DO LIVRO
7. CÍRCULO – LEITURAS
8. CONTO UM CONTO
9. TEM NA BIBLIOTECA/ TEM NA CAIXA

10. ORIENTAÇÕES SOBRE CRIAÇÃO DE PONTO DE LEITURA
11. TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLAS
12. FOTOVERBE-SE: LER O MUNDO
13. OFICINAS DE GRAFITAGEM
14. SARAU LITERÁRIO
15. AUTOR E SEU CONTO- UM ENCONTRO
16. AÇÕES DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS
17. OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO
18. PRÁTICAS DE LEITURA EM VOZ ALTA

*Cada um dos projetos pode associar um ou mais dos recursos complementares, compondo um cardápio personalizado, um pacote de objetivos e estratégias.