Conheça a Freguesia

A Freguesia do Livro é uma organização sediada em Curitiba/PR e desde 2011, promove leitura, levando livros de encontro aos leitores. A iniciativa propõe uma corrente literária que coloca livros em movimento, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Recebemos doações de livros que organizamos e encaminhamos, criando locais que chamamos Pontos de Leitura – caixas de livros livres para clientes, alunos, funcionários de cada local, em Curitiba e cidades vizinhas.Os interessados preenchem um cadastro(link para o cadastro) e recebem um acervo com livros escolhidos especialmente para o perfil do público que o frequenta. Também colaboramos na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.

Nossa causa é simples. Acreditamos que ler se ensina, gostar de ler se incentiva.

Incentivamos a leitura prazerosa, autônoma e transformadora que desenvolve a capacidade crítica e construção de conhecimento. Investimos no incentivo à leitura para crianças e para populações adultas e formadoras, como professores, cuidadores e instituições, através de oficinas de mediação e do despertar para o gosto pela leitura. Associado à facilitação do acesso, é fundamental investir firmemente na formação do leitor, pois dados recentes mostram que o Brasil investe muito na publicação de livros e praticamente nada no interesse por eles.

Nossa causa é simples.Acreditamos que ler se ensina,gostar de ler se incentiva.

NO QUE ACREDITAMOS

Acreditamos no poder transformador da leitura, que o acesso aos livros deve ser democratizado e que todo leitor pode encantar outras pessoas pelo amor aos livros.

Acreditamos no consumo consciente, no desapego, no reuso de livros, no livro circulando para alcançar mais leitores, na reciclagem do papel comprovadamente sem utilidade, na eterna possibilidade de criar um leitor.

Acreditamos que livros precisam circular e serem acessíveis a todos, disponibilizados nos mais diversos lugares como restaurantes, cabeleireiros, farmácias, frutarias, cafés, terminais de ônibus, hotéis e pousadas, salas de espera de unidades de saúde, etc.

Acreditamos no conceito de bibliotecas livres, com portas abertas, onde o controle dos empréstimos é feito apenas pelo próprio leitor que passa a ver o livro como uma mensagem que deve continuar seu percurso. O importante é que depois de lido, ele continue circulando. O objetivo é levar o livro para perto do leitor, criando a oportunidade e despertando o interesse.

Acreditamos na transparência, em apresentar constantemente os Pontos de Leitura para que todos que nos doam livros saibam o destino que seus livros recebem.

Acreditamos que um país de leitores faz escolhas mais conscientes.

Equipe

Coordenadoras

Ângela Marques Duarte

Josiane Mayr Bibas

Maria Luiza Mayr

Assessoria de eventos

Flávio Stein

Luisa Bonin

Assessores contábeis

Marcelo Muzzillo

Rubens Neves