Ações Colaborativas

Uma forma de apoiar a Freguesia do Livro é arrecadando livros em diferentes contextos e encaminhá-los para nós. Algumas ideias sobre como arrecadar livros:

Arrecadações em eventos: solicite a doação de um livro quando fizer uma festa, um jantar, um bazar, um evento beneficente, como entrada de peças de teatro ou shows musicais. Um modo simples de incluir uma ação social em eventos.

Condomínios: uma caixa no hall de entrada e a solicitação de doação de livros lidos costuma apresentar bons resultados.

Arrecadações em escolas: alunos de escolas particulares podem ser estimulados desde pequenos a compartilhar leituras. Ao doarem seus livros, ficam sabendo que crianças com dificuldade de acesso a boa literatura vão lê-los. Com o consentimento das escolas, deixamos na entrada da escola por um período de duas semanas, um tambor grafitado e atraente, juntamente com cartaz explicativo e solicitamos que pais e alunos doem livros. Tem uma escola ou quer propor para uma essa ideia? Entre em contato.

Ações em empresas: empresas são lugares ideais para angariar doações de livros criando uma ação social que mobiliza funcionários. Basta deixar uma caixa com cartaz explicativo e estimular que cada um traga livros de casa. Essa arrecadação muitas vezes pode despertar o início de um acervo de livros para os próprios funcionários.

 

FREGUESIA APOIA INICIATIVAS

1. Leitura nos CENSES: A Freguesia do Livro desenvolve um trabalho de aproximação à leitura no Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa, centro de  ressocialização de menores infratoras da lei, adolescentes do sexo feminino de 14 a 18 anos de idade, em estágio de cumprimento de pena junto à sociedade. Já estiveram conosco realizando leituras os escritores Luiz Henrique Pellanda e Andressa Barichello.
No Cense Educandário São Francisco em Piraquara que recebe adolescentes do sexo masculino de 14 a 18 anos de idade para regime fechado, desenvolvemos trabalho em parceria que teve início em 2016 com a equipe de professores da instituição, com o grupo Manobra Literária, a Editora Voo e o artista plástico e grafiteiro Gustas. Em 2018 o projeto passou a se chamar VOO PRA UM FUTURO MELHOR e se baseia na leitura de textos como caminho de autoconhecimento, reflexões e mudanças.

2. PBMIH – Português Brasileiro para Migração Humanitária – UFPR: fornecemos livros para que refugiados em Curitiba, sírios, venezuelanos e haitianos, possam aprender a língua portuguesa. Também enviamos livros em suas línguas pátrias, francês, espanhol e árabe.

3. LEITURA ALÉM DOS MUROS: Projeto desenvolvido no Colégio Municipal João Gueno em Colombo/PR, estimula a leitura de alunos associando a um olhar de incdentivo à leitura em seu entorno.

4. Freguesia do Livro Foz do Iguaçu: Ana Maria Marques e Taty Marques representam a Freguesia do Livro em Foz do Iguaçu, arrecadando por conta própria e contando com os livros que enviamos para abastecer pontos de leitura que elas criam.

5. Barco Sorriso: parceria com a ONG que leva atendimento dentário e médico a comunidades de difícil acesso do litoral paranaense. Agora levam também livros para as crianças atendidas.